26 julho 2011

Estudo americano “Tornando-se um vampiro sem ser mordido” confirma influência de filmes de matriz ocultista em jovens.

Segundo um estudo intitulado “Tornando-se um vampiro sem ser mordido”, algumas narrativas podem levar os pessoas a se tornarem parte do coletivo que está sendo descrito nos livros que estão lendo.
A pesquisa foi publicada na revista especializada “Psychological Science”.

Livros como "Crepúsculo" e "Harry Potter" podem levar os pessoas a se tornarem parte do coletivo que está sendo descrito
Livros como “Crepúsculo” e “Harry Potter” podem levar os pessoas a se tornarem parte do coletivo que está sendo descrito
Para provar a tese, pesquisadoras da State University of New York, em Buffalo, dividiram 140 estudantes de 19 anos para lerem passagens de livros do bruxinho “Harry Potter” e da saga “Crepúsculo”.
Após a leitura, eles tiveram de responder com quais palavras se identificavam de uma lista com coisas associadas à magia, como “poção”, e às histórias de vampiros, como “sangue”.
Eles também tiveram de avaliar questões como “O quão afiados são seus dentes?” ou “Você acha que conseguiria mover um objeto apenas com o poder da mente?”, entre outros aspectos.
Os resultados apontam que os leitores de livros de Harry Potter tendem a se ver como bruxos, enquanto os que leram “Crepúsculo” associam eles mesmos a vampiros.
Para as pesquisadoras, esse tipo de assimilação da história ocorre por causa da necessidade que as pessoas têm de se sentir parte de um grupo, no caso o dos bruxos ou o dos vampiros.

Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Ninguém merece!

Postar um comentário