15 julho 2011

Harry Potter, influência positiva ou negativa?

Esta semana estreou o novo filme da saga Harry Potter, encontrei este texto muito bem escrito que esclarece a temática do filme aos olhos cristãos. 
Muito interessante!

********



saga de Harry Potter destina-se sobretudo a um público infantil pré-adolescente. É a idade em que as crianças começam a descobrir o mundo fora do círculo familiar, a idade da introdução à vida em sociedade, quando encontram os primeiros amigos.
O idealismo generoso destes anos aspira a transformar o mundo numa antecâmara do céu, como diziam os medievais.
Porém, ao mesmo tempo em que estas almas se abrem às realidades sociais, com aspirações de heroísmo e de santidade, elas são ainda muito imaturas, e as influências que recebem do novo mundo, no qual começam a entrar, freqüentemente são decisivas na sua formação.
A literatura do gênero Harry Potter mostra um mundo povoado de demônios e de homens perversos, escravos do mal. Esse mundo está em contínuo contato com o mundo dos trouxas, no qual vivem os meninos normais.
Isso provoca, de modo mais ou menos fatal, uma sensação de impotência ante tais forças superiores. Por outro lado, os meninos bruxos — seres superiores, como Harry Potter e seus amigos — conhecem feitiços, fórmulas mágicas, fetiches de todo tipo para conjurar o perigo.
Ao longo das incontáveis páginas dos livros de Harry Potter, vai-se criando no subconsciente do leitor pré-adolescente um estado de medo e ao mesmo tempo de fascinação. Um instalar-se no horror.
O jovem leitor descobre um mundo de bruxos e de demônios que penetra a toda hora na banalidade de sua vida quotidiana, a qual é bem semelhante à do desprezível trouxa.
E a grande e triste novidade na obra sobre Harry Potter é que se trata não apenas de uma agressão à imaginação infantil (como o são desde há anos os gibis, com toda espécie de monstros), mas também à inteligência conceitual, que começa precisamente a despertar nessa idade. Daí a tão comentada, — e erradamente elogiada — novidade de tratar-se de um longuíssimo texto, sem figuras, que apela diretamente à inteligência.
Uma das características mais graves da sociedade atual é a ausência crescente de uma formação religiosa da infância. Começam a manifestar preocupação sobre isso até mesmo alguns membros da Hierarquia eclesiástica em diversos países. Fala-se cada vez mais de uma volta ao paganismo.
Porém, por mais carente de formação religiosa que uma alma possa estar, não se apaga nela o instinto natural que as faz voltarem-se para Deus.
O paganismo não é ausência de religião, mas sim ausência da verdadeira Religião. E na presença do demoníaco e do preternatural, é próprio da psicologia imatura das crianças retroceder a uma atitude de fatalismo pagão, ante forças superiores que não consegue dominar.

Miguel Beccar Varella

Fonte: Blog do Carmadélio

7 comentários:

Camila Marchesi disse...

Muito interessante o artigo! parabéns pela escolha.Camila Detone

Anônimo disse...

ótimo texto. Muitos jovens precisão ver ele!

Anônimo disse...

Desculpa dizer mais serio mesmo que vc acha q Harry Potter e uma má influencia,
tudo nele desde que lançou o primeiro livro só me faz ver o quanto não sou nada de ante do mundo que existe, eu tinha 7 anos quando foi laçado o primeiro livro, e gosto muito dos livro mas nunca deixei Deus de lado por conta disso, as vezes viver fora da realidade te deixa muito mais confortável do que viver dentro dela,
infelizmente somos TROUXAS SIM por não nos entregarmos a Deus como se deve, e viver longe do pecado porque isso e possível, basta querermos tem coisa bem pior que H.P. antes um livro paganizado como vcs dizem(ja sabendo que não É real) do que uma arma na mão.
hoje tenho uma formação catequética e ensino crianças sobre Deus, porque a pior influencia q temos hoje e a televisão e as vezes os próprios pais que não educam seus filho dentro da lei de Deus, e muitos acham que so por manda-los pra catequese estão livre de seus deveres de pais educadores na fé, as estorias de Harry Potter e marcada por uma constante luta sobre o bem e o mau e que vc e o que vc escolhe e nao o que os outro escolhem pra vc, o mesmo funciona pra tudo nessa vida sobre o que vc vai escolhe, pra isso existe o livre arbítrio Deus te deixa escolher se vc o segue ou seque ao demônio, ou um ou outro nao se pode seguir(servir) a dois senhores, se vc peca nao segue a Deus e bem simples assim.

Anônimo disse...

Desculpe amigo aí de cima, mas este Harry Potter está ensinando magia, e não existe essa de magia boa e magia ruim, ou do bem e do mal. Magia é magia! E a palavra de Deus condena magia: advinhações, feiticaria, bruxaria, macumba, etc. qualquer dessas práticas ocultistas.

veja:
“Não haja ninguém no meio de ti [...] que se dê à prática de encantamentos, ou se entregue à leitura dos astros, à adivinhação ou à magia, ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios ou à evocação dos mortos. Porque o Senhor abomina aqueles que se entregam a semelhantes práticas” (Dt 18:9-12).
Tire as suas conclusões, e repasse aos seus alunos visto q vc é um "catequista". Porque não sou eu quem digo... é a bíblia. Se não quer acreditar, tudo bem, pegue a sua bíblia e jogue fora então, porque não está servindo de nada pra vc! Obrigado e abra seus olhos espirituais!

Anônimo disse...

destinado a que respondeu o meu comentário.
Jamais jogarei a minha Bíblia fora, sei o que e certo e o que e errado, sei que a palavra de Deus condena magia e todo o resto relacionado, só que as vezes n me expresso muito bem realmente n existe magia boa ou ruim e sempre tudo igual, o que quis dizer foi que ja estou cansada de que as pessoas so vejam o lado ruim das coisas(falo do filme e n do pecado), sou catequista sim, acredito em Deus, mas o que acontece e que(e quase sempre) os pais das criança ja nao ensinam mais sobre Deus ensinam sobre tudo, tudo e normal mas falar sobre Deus e piegas e sobra tudo para os catequistas falarem e ensinarem num encontro semanal de 1h 1h30min nao da pra passar tudo principalmente quando n estao interessados a culpa n e do filme e sim dos pais que n ensina nada sobre Deus.
Eu tenho minha cabeça no lugar e n e um filme que vai mudar a minha cabeça a nao ser e claro o unico filme que me toco de verdade A PAIXÃO DE CRISTO, nao sei se soube me expressar como realmente queria, e so que acho q se alguma coisa deve mudar sao as famílias q tem de ser unidas novamente e voltar a fala de Deus para seus filhos e convidar Deus novamente para suas casas pq Ele n interfere no nosso livre arbítrio.

Anônimo disse...

Eu acho que isso não tem nada ver com nada. Eu sempre gostei de Harry Potter e nem por isso eu quis ser bruxo ou servir ao demônio, pois eu sou de de Deus e dúvido que nínguem não cresceu ouvindo histórias de bruxinhas, fadas e duendes, e vão falar que os contos de fadas levam as crianças para o diabo porque mostram uma fada com uma varinha de condão ou uma bruxinha com uma coruja no colo? Acho que Harry Potter tem uma essência que nos faz pensar sobre a amizade, a coragem, o amor, a lealdade, e todos esses tópicos que dão uma clara diferença entre o bem e o mal e sobre o poder do amor, serem apagados pelo fato dos livros apresentarem magia. Sem contar a parte do preconceito contra nascidos trouxas que é uma grande matáfora para que no nosso mundo ignorar todo tipo de preconceito, por raças, cores, classe social etc..

Anônimo disse...

Que bosta isso! É de rir muito!!! Fanatismo religioso affff

Postar um comentário